RN PODE DESOBRIGAR USO DE MÁSCARA QUANDO ATINGIR 80% DA POPULAÇÃO ADULTA TOTALMENTE VACINADA, RECOMENDA LAIS

 

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN) apresentou nesta sexta-feira (26) um novo relatório sobre o cenário da pandemia no Rio Grande do Norte. No documento o Lais recomenda a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos quando o estado ultrapassar 80% da população totalmente vacinada contra a Covid (duas doses), o que deve acontecer na segunda semana de dezembro.

No mesmo documento, destaca a necessidade de se exigir o uso de máscaras em ambientes fechados (quando não estiver se alimentando) e no transporte público até alcançar 85% de toda a população do RN completamente vacinada.
Estados como Rio de Janeiro e São Paulo já anunciaram a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, "aspecto que denota os avanços no controle da pandemia em virtude do forte processo de imunização".
O Lais aponta que o RN tem 77% de sua população adulta totalmente imunizada (com duas doses da vacina ou com a vacina de dose única) e que está perto de atingir 90% da população adulta com a primeira dose da vacina.
Reforça ainda a importância da mobilização de municípios para ampliar o número de imunizados, com disponibilização de campanhas, pontos de vacinação itinerantes e ações efetivas, como a exigência do comprovante do esquema vacinal para a participação em eventos e descontos em estabelecimentos.

O levantamento indica que houve uma queda de 84% na média móvel dos pedidos por internações entre 31 de maio de 2021 e 23 de novembro de 2021, "reforçando o atual cenário de regressão da epidemia no Rio Grande do Norte", o que "demonstra o controle da pandemia no RN, pois não há pressão sobre a rede assistencial". Também não há pacientes aguardando a disponibilização de leitos na fila de regulação, de acordo com o relatório. 

G1RN

Comentários