ALTO DO RODRIGUES - Em clima de harmonia e com resultados positivos, vereadores encerram período legislativo de 2021


Os vereadores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, encerraram nesta segunda-feira (13), o ano legislativo de 2021. Os vereadores Zé Pedro e Zé de Zeca justificaram suas ausências nesta sessão. O clima de harmonia e desenvolvimento no município marcou o fim do período do ano corrente.

O vereador líder do governo, Sebastião Fernandes (Ivaltan Fernandes, Republicanos) fez um balanço das ações do parlamento altorodriguense. No resumo, o vereador Ivaltan Fernandes destacou que “A parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo só trouxe benefícios para a nossa população", citou o edil.

De acordo com o levantamento feito pela secretaria da Casa, foram aprovados 202 Requerimentos (em sua maioria) foram atendidos pelo chefe do executivo altorodriguense. Também foram aprovadas 02 moções de apoio (ao piso salarial nacional de enfermagem e dos profissionais de fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais). Também foram lidas e aprovadas mais de 70 moções de pesar e 54 projetos de lei, que beneficiam diretamente à população. A Câmara também sediou uma Audiência Pública sobre o 18 de maio, que é dia dedicado ao combate à exploração infantil.

Em sua fala, o vereador Taildo Barros (Republicanos), citou dois Projetos de Lei que destaca como de grande relevância. O Auxilio Emergencial e a construção de 320 unidades habitacionais para os mais carentes.

Outros destaques aprovados pela Câmara: A regulamentação distribuição de materiais, serviços, e auxílios financeiros gratuitos; O Poder Legislativo, autorizo o prefeito municipal a doar cursos profissionalizantes e/ou de reciclagem; A Lei do Estágio foi mais um instrumento da Câmara em benefício da população, aprovado à unanimidade; Foi aprovado pelo Poder Legislativo, a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para plantões da Covid-19; Com a autorização dos parlamentares, foi possível o prefeito criar os programas Bolsa-Atleta e Aluguel Social; Firmar convênio com a Liga contra o Câncer, teve o “sim” dos vereadores, entre tantos outros.

O vereador Toinho Olegário utilizou seu tempo e parabenizou o presidente, pois a sua gestão surpreendeu a todos. “Eu gostaria de pedir mais união dos vereadores é bom pra gente e bom pra cidade”. Eu tenho q tirar o chapéu para o prefeito, pela coragem, tá trabalhando. Surpreendeu a muitas pessoas que não acreditavam na sua gestão. Eu vou dá nota 9 para ele, pra incentivar ainda mais”, disse a Toinho Olegário.

O parlamentar Chico do Bode rebateu às críticas feita pelo ex-prefeito de Macau, Tulio Lemos, que “O senhor (Tulio Lemos), deixou a cidade de Macau, um lixo. O prefeito trabalha pelo Alto do Rodrigues. Tulio não tem moral pra falar do prefeito de Alto do Rodrigues, não!”, disse Francisco Pereira. Ainda em seu pronunciamento, o vereador Chico do Bode defendeu a união de todos os vereadores em prol da população.

O vereador Pedro Eugênio enalteceu a parceria entre os edis e espera que no próximo ano a parceria seja renovada.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos) ressaltou a harmonia e o empenho dos vereadores em prol de aprovar tudo que for em benefício da população e destacou a parceria com o prefeito Nixon Baracho “estamos cumprindo a missão que Deus nos deu e o povo nos confiou. O prefeito está trabalhando, cuidando da nossa cidade. Somos funcionários do povo”, frisou o Batista de Zé de Cícero.

Ao final, a maioria dos edis fizeram um balanço positivo das sessões ordinárias deste ano e a expectativa é que no ano de 2022, muito mais requerimentos, projetos de lei e tudo que for em benefício da população terá o apoio da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues.

De acordo com o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, os trabalhos do Legislativo, retornam suas atividades, a partir do dia 15 de fevereiro de 2022 ou de forma extraordinária, atendendo ao pedido do prefeito municipal de Alto do Rodrigues.

Comentários