Comemorando 422 anos, Natal se consagra como um dos principais destinos turísticos do país

 

Point dos buggys e reconhecida como terra do camarão, Natal (RN) comemora 422 anos neste sábado (25.12). Apesar de ser a segunda capital brasileira com a menor área territorial, a cidade potiguar guarda grandes atrativos turísticos, principalmente para os apaixonados por sol e mar. Além das praias deslumbrantes, os turistas podem aproveitar a culinária sem igual, uma arte ímpar, cultura e uma hospitalidade que só os natalenses têm. Para nos apresentar todos estes encantos, convidamos a guia de turismo Patrícia Araújo.

Para começar, Paty, como é conhecida pelos turistas, destaca a potencialidade de sol e mar que a capital potiguar apresenta. “O Rio Grande do Norte é considerado para muitos um destino de sol e praia. Temos 410 km de litoral. Os turistas vêm conhecer as belezas que são mostradas nas novelas e em programas de TV. Pipa e a Praia de Baía de Formosa são alguns dos principais destinos destas pessoas”, destacou a guia.

Segundo ela, o atrativo mais famoso e que o visitante não pode deixar de fazer é o passeio de buggy (carros abertos com pneus adaptados para dunas). “Nosso passeio tradicional passa por nove praias, quatro parques de dunas e três lagoas, que encantam os turistas”, conta. O turista pode escolher passar por Baía Formosa, que vai até a divisa com a Paraíba; por Pipa, que parte em direção à Praia do Amor, com parada na Praia de Cacimbinhas e na Lagoa Guaraíras, conhecida por sua beleza de tirar o fôlego. Há ainda a opção de Genipabu, outra praia famosa da região, que oferta mais atrativos para os turistas.

Continuando o nosso “tour”, Paty ressalta a ida à Praia de Pipa. “Temos também a Praia de Pipa, eleita por vários anos por revistas internacionais como uma das mais bonitas do Brasil. É uma praia muito famosa que as pessoas buscam. Lá é reduto de festas grandiosas, como o Réveillon, que é o mais famoso do estado”, cita. O local conta com diversas praias e lagoas, como a Lagoa Guaraíras, a Baía dos Golfinhos e as praias do Amor, Madeiro e Cacimbinhas, entre outras. Cada uma com o seu diferencial de atividades esportivas e de natureza, incluindo falésias, golfinhos, berçário de tartarugas-marinhas e santuário ecológico.

Quando perguntamos pela culinária, Patrícia nos conta uma curiosidade. “Potiguar significa comedor de camarão, no tupi-guarani. Então, eu falo que quem vem ao Rio Grande do Norte vira comedor de camarão”, brinca. A guia ainda destaca que outros frutos do mar e a carne de sol são também bastante demandadas pelos visitantes da cidade. Quanto aos doces, quem aí ainda não provou o “mungunzá”? O prato, conhecido nas demais regiões do país como Canjica, tem que ser provado por quem vai à capital do Rio Grande do Norte.

No artesanato, a cidade é cheia de locais onde os turistas podem encontrar um pouco da cultura natalenses e levar alguns itens para casa, como a Casa de Incentivo ao Artesão e o Shopping do Artesanato Potiguar. A capital é, também, sede da Feira Internacional de Artesanato, que traz produtos de diversas partes do país e do mundo. Outro ponto inesquecível é a Feirinhas de Artesanato de Ponta Negra. O espaço reúne 30 quiosques e banquinhas de artesanato e lembrancinhas, como as típicas garrafinhas de areia, além de castanhas e doces, entre outros.

Curiosidades

Além do significado do nome Potiguar, a capital norte-rio-grandense abriga outros tesouros para os turistas. Um deles é o “esquibunda”, esporte criado na cidade em que a pessoa se senta em uma tábua de madeira e desce pelas dunas. Segundo a história, o surgimento da prática se deve à impossibilidade de praticar surf em dias de poucas ondas no mar.

Outra curiosidade: Natal é conhecida como a capital mundial do buggy. O reconhecimento se deve a sua grande extensão territorial, somada aos dromedários e às inúmeras praias locais. Além disso, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país. Sua dimensão compreende uma área de 1.172 hectares, e o espaço é reconhecido pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

Se você gosta de mergulhar, a capital potiguar também é o seu destino. O mar de Natal é a segunda melhor região para mergulho no Brasil. Áreas em Maracajaú, Pirangi e Perobas são consideradas excelentes pontos para de mergulho aberto no Brasil, atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Comentários