Contágios por Covid-19 disparam em todo o mundo na véspera do Natal

 

Pedestres caminham sob as iluminações de Natal em uma rua comercial em Madri, na Espanha (Foto: Suzana Vera/Reuters)

Os contágios por Covid-19 prosseguem em alta no mundo na véspera do Natal, consequência da rápida propagação da variante Ômicron, que motivou a Espanha e a Grécia a impor novamente o uso obrigatório da máscara nas ruas a partir desta sexta-feira, 24.

Em seu discurso de Natal, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson fará um apelo aos compatriotas para que recebam a vacina contra a Covid-19, depois que o país superou nos últimos dois dias a marca de 100 mil novos casos da doença em 24 horas.

Para o Natal, “sempre há algo maravilhoso que você pode dar de presente à sua família e ao país inteiro […] se vacinar, seja com a primeira, a segunda ou a dose de reforço”, afirma na mensagem que será veiculada nesta sexta-feira.

Na região da Catalunha, na Espanha, as autoridades retomaram o toque de recolher da 1h às 6h e limitaram, antes das festas de Natal, os encontros a no máximo dez pessoas.

A Grécia determinou o uso de máscara em locais fechados e abertos a partir desta sexta-feira até o dia 2 de janeiro. “Há muito movimento durante as festas de fim de ano, e as multidões se reúnem a céu aberto”, disse o ministro da Saúde, Thanos Plevris.

O governo da Itália também pretende retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, mas não divulgou a data em que a medida entrará em vigor.

Nos Estados Unidos, onde a variante Ômicron é dominante, 265.770 novos casos foram registrados na última quinta-feira (23), mas o balanço não dissuadiu milhões de cidadãos de viajar para celebrar o Natal e o fim do ano com a família.

Mais de 109 milhões de pessoas devem viajar de avião, trem ou carro entre 23 de dezembro e 2 de janeiro no país, número 34% maior que o do ano passado.

Os deslocamentos são acompanhados por um aparente aumento no ritmo de vacinação, especialmente das doses de reforço — o país aplicou 1,3 milhão dessas doses nas últimas 24 horas.

“O melhor presente que podem receber é uma dose de reforço”, tuitou Cyrus Shahpar, diretor da Casa Branca para dados sobre a Covid-19.

Vacina obrigatória no Equador

O Equador tornou obrigatória a vacinação contra a Covid-19 de sua população a partir dos 5 anos de idade por causa da variante Ômicron, sendo o primeiro país do mundo a anunciar a medida.

No Equador, 69% dos 17,7 milhões de habitantes estão com o esquema vacinal completo.

O Chile, com mais de 86% da população totalmente vacinada, anunciou que vai aplicar uma quarta dose do imunizante anti-Covid a partir de fevereiro, a começar pelos grupos mais vulneráveis.

E o número de vacinas disponíveis aumentou na quinta-feira, 23, com a aprovação pela Organização Mundial da Saúde do primeiro fármaco produzido na América Latina, uma versão da vacina da AstraZeneca fabricada em conjunto pela argentina mAbxience e pela mexicana Laboratórios Liomont. (Com informações AFP).

Comentários