OPORTUNIDADE: Inscrições para Cursos Técnicos gratuitos no Instituto Metrópole Digital encerram-se no domingo (23); São 1.580 vagas

Foto: reprodução/IMD

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está na reta final do processo seletivo para as novas turmas dos Cursos Técnicos em TI. As inscrições para a seleção só acontecem até o próximo domingo, 23, pelo site da Comperve. São oferecidas 1.580 vagas, distribuídas para os municípios de Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

As formações acontecerão na modalidade semipresencial – Ensino a Distância (EeD) e encontros presenciais semanais. Atualmente, o programa oferece ênfases em seis áreas diferentes: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Redes de Computadores e Internet das Coisas, novidade deste ano.

Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, Marcel Oliveira, a oferta das novas turmas representa o retorno de uma das principais ações de ensino do Instituto. “Após quatro anos, o IMD volta a ofertar mais de mil vagas para a formação técnica e com abrangência em todos os polos de ensino”, comemora o coordenador. Os cursos são financiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

Vagas

De acordo com o Edital nº 001/2021, o processo seletivo é destinado a pessoas matriculadas ou que tenham concluído o ensino médio. Das vagas oferecidas, 70% é reservada a candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Do total, 1.100 são para Natal e 120 para cada um dos outros municípios. A seleção – cujas provas ocorrerão no dia 6 de fevereiro – é destinada a toda a comunidade, não sendo necessário ao candidato estar matriculado em algum programa de ensino da UFRN.

O processo de inscrição terá uma taxa de R$ 30, que deverá ser paga até o dia 24 de janeiro, sendo possível a isenção, conforme os requisitos previstos no edital.

Provas

Compostas por 40 questões de múltipla escolha, as provas para ingresso no programa avaliarão conhecimentos em Cidadania Digital e Colaboração Global, Pesquisa, Gerenciamento de Informações e Comunicação, Pensamento Crítico, Flexível e Inovador e Resolução de Problemas e Pensamento Computacional.

O exame terá duração máxima de três horas e meia e será aplicado em cada município onde serão abertas as novas turmas, além de Santa Cruz (RN). Os candidatos receberão o endereço de aplicação das provas no dia 2 de fevereiro. O resultado final da prova, por sua vez, será divulgado no dia 21 de fevereiro, no site da Comperve. As aulas têm previsão de começar em 28 de março.

Comentários