Retorno das aulas presenciais na Uern poderá ocorrer de forma gradual

 

Reitora Cicília Maia afirma que o momento exige cautela (Foto: Agecom/Uern)

Diante do cenário de novo agravamento da crise sanitária em decorrência da pandemia de Covid-19 e surto de gripe H3N2, entre outras doenças, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) propôs, após escutar os segmentos acadêmicos, e com base nas recomendações do Comitê Covid-19/Uern, um retorno gradual das aulas presenciais, previstas para ter início no próximo dia 2.

Em reunião realizada na sexta-feira, 21, com a representação de estudantes, professores e técnicos administrativos, e acompanhada por mais de mil participantes no canal Uern Oficial do YouTube, a reitora Cicília Maia apresentou como encaminhamento o envio de nova proposta de calendário acadêmico ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A proposta prevê o retorno gradual das aulas presenciais, a partir de 2 de fevereiro, autorizando os departamentos acadêmicos realizarem de forma presencial ou mista as atividades exclusivamente práticas dos cursos, podendo os departamentos, a depender do contexto, justificarem a impossibilidade de fazê-lo.

Pela proposta, os departamentos teriam autorização para adotar o modelo misto de ensino em atividades teórico-práticas, no que se refere ao semestre. Ou seja, no modelo de semestre misto, haveria aulas totalmente virtuais alternadas com aulas totalmente presenciais.

Para as disciplinas de caráter totalmente teórico, a proposta é pela manutenção do ensino remoto até o dia 14 de março, data em que as aulas presenciais retornariam em sua totalidade.

Tais direcionamentos baseiam-se na busca da conciliação dos diversos aspectos apresentados pelos segmentos universitários. Também ponderam as recomendações expressas na nota técnica mais recente do Comitê Covid-19 da Uern e o Decreto nº 31.256, de 20 de janeiro de 2022, em que o Governo do Estado prorroga o Estado de Calamidade Pública até 17 de abril.

“Não podemos esquecer mais uma vez que a prudência é tudo. Estamos num ambiente de universidade, com uma abrangência muito grande, uma capilaridade sem tamanho, de forma que nós, enquanto gestores, temos a responsabilidade com todos vocês”, destacou a reitora Cicília Maia, ao final do encontro.

Participaram da reunião de sexta-feira representantes do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), de vários centros acadêmicos, da Associação de Pós-Graduandos, do Sindicato dos Técnico-Administrativos (Sintauern), da Associação dos Docentes (Aduern), do Fórum de Diretores e do Fórum de Chefes de Departamento.

Transmitido pelo canal oficial da Instituição no YouTube, o encontro teve mais de mil participantes e originou amplo debate na plataforma. A reunião está disponível no Canal UERN Oficial.

A reitora Cicília Maia assumiu o compromisso de encaminhar a proposta para o Consepe ainda na sexta-feira, para que a matéria seja apreciada no início da próxima semana.

Comentários