Bolsonaro fala sobre brasileiros na Ucrânia e se manifesta a respeito do cenário de guerra: “Totalmente empenhado”

 

O presidente 24 da República Jair Bolsonaro (PL) se manifestou na tarde desta quinta-feira no Twitter a respeito da situação dos brasileiros que estão na Ucrânia, país que passou a ser atacado pela Rússia nesta quinta-feira. Na mensagem, Bolsonaro diz que está “totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”.

Na mensagem ele diz que a “Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”.,

No Instagram, Bolsonaro também publicou orientações feitas pelo Ministério das Relações Exteriores aos brasileiros que vivem no país europeu. A postagem foi feita depois dos ataques militares conduzidos pela Rússia à capital ucraniana, Kiev, e a outras cidades do país.

A mensagem diz que a Embaixada do Brasil em Kiev “permanece aberta e dedicada, com prioridade, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia”. Segundo o comunicado, a embaixada vem renovando o cadastramento dos brasileiros e tem transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, diz o texto do Itamaraty.


Comentários