Putin sobe o tom contra sanções e ameaça: “Prontos para reagir”


Foto:  Sergei Guneyev

Em meio ao aumento de sanções econômicas contra a Rússia, o presidente do país, Vladimir Putin, tranquilizou empresários e garantiu que está preparado para reagir. Nesta quinta-feira (24), no Kremlin, sede do governo russo, Putin recebeu empresários e afirmou que a Rússia ainda faz “parte de uma economia global”.

O presidente argumentou que “foi obrigado” a determinar o ataque e que “não tinha como agir diferente”. Putin reforçou que tentativas anteriores de Moscou para resolver a situação da segurança na região eram sempre ignoradas.

O chefe da delegação da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibañez, ao comentar a escalada dos ataques russos à Ucrânia, adiantou que os líderes dos conselhos europeus vão se reunir, às 16h do horário de Brasília, para avaliar a situação dos ataques e, após o encontro, podem anunciar novo pacote de sanções mais incisivas à Rússia.

As sanções
Antes da invasão ao território ucraniano, países como Estados Unidos, França, Alemanha, Austrália, Japão e Reino Unido já haviam determinado restrições. A União Europeia aprovou uma série de sanções à Rússia, na tentativa de conter um conflito armado com a Ucrânia e arrefecer a tensão no Leste Europeu.

Entre as medidas anunciadas, constam a proibição de viagens de políticos russos pelo bloco e o congelamento de seus bens. Além disso, a atuação da Rússia no mercado financeiro internacional foi cerceada, com imposições contra bancos, por exemplo.

Mais detalhes: VÍDEO: Tiros e explosões são registrados na Ucrânia após ataque da Rússia

Metrópoles

Comentários