Putin afirma que invasão só será interrompida se Ucrânia parar de resistir e cumprir suas exigências

 


Foto: SPUTNIK/04-03-2022 / via REUTERS

O presidente Vladimir Putin alertou a Ucrânia neste domingo de que a ofensiva militar russa no país só será interrompida se Kiev parar de resistir e cumprir todas as exigências do Kremlin. A declaração foi dada ao líder turco, Recep Tayyip Erdogan, durante conversa por telefone.

“Foi sublinhado que a suspensão da operação especial só é possível se Kiev interromper as operações militares e cumprir as conhecidas exigências russas”, disse Putin, citado pelo Kremlin em nota. As autoridades russas só se referem à guerra como “operação especial”, e na sexta-feira entrou em vigor uma lei criminalizando críticas às Forças Armadas que incluem chamar a invasão de “guerra”.

Putin ainda teria dito a Erdogan que Moscou está aberta ao diálogo com as autoridades ucranianas, mas que espera que os negociadores ucranianos adotem uma abordagem mais “construtiva” na próxima rodada de negociações, marcada para esta segunda-feira.

“Esperamos que durante a próxima rodada de negociações planejada, os representantes da Ucrânia mostrem uma abordagem mais construtiva, levando plenamente em conta as realidades emergentes”, informou o Kremlin, alertando para a “futilidade de qualquer tentativa de prolongar o processo de negociação, que está sendo usado pelas forças de segurança ucranianas para reagrupar suas forças e recursos.”

Durante a ligação, Putin também afirmou que a “operação especial” no país vizinho estava indo de acordo com o plano e o cronograma estabelecidos por Moscou. A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, alega que sua ação tem como objetivo destruir as capacidades militares da Ucrânia, “desnazificar” o país e torná-lo um Estado neutro, barrando sua entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos..

O presidente turco, por sua vez, pediu um “cessar-fogo geral” e a abertura “urgente de corredores humanitários” na Ucrânia, segundo comunicado divulgado por Ancara.

— Um cessar-fogo urgente e geral permitirá encontrar uma solução política e responder às inquietações humanitárias — afirmou Erdogan. — Vamos abrir juntos o caminho para a paz. [A Turquia] está disposta a dar sua contribuição sob todas as formas para a resolução pacífica [da crise].

Os dois chefes de Estado conversaram a poucos dias do fórum diplomático de Antalya, previsto para acontecer de 11 a 13 de março no Sul da Turquia, que deve ter a presença do ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

O Globo

Comentários