CEDUCAT: Formada 1ª turma de Bombeiros Civis de Alto do Rodrigues

 

A CEDUCAT realizou na sexta-feira (29), a formatura da 1ª turma do curso de formação de Bombeiros Civis. 

O evento aconteceu na Escola Técnica CEDUCAT, com recepção para família e convidados no Balneário do Rogério em Alto do Rodrigues. O curso, que teve duração de 03 meses, capacitou alunos para um futuro ingresso no Corpo de Bombeiros brasileiro.

Durante os treinamentos os bombeiros civis tiveram acesso ao resgate de vítimas em diversas situações, ao mesmo tempo em que aprendem a preservar a própria vida. Iniciando os atendimentos através da abordagem inicial até o encaminhamento ao serviço médico especializado.

Os profissionais estão aptos para ministrar aulas e assessorá-lo desde a concepção até a conclusão de projeto de instalação de sistema de combate a incêndio, dentro das normas vigentes cumprindo todas as exigências contidas no regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado (Decreto Estadual, nº 56.819/2011).

O diretor da instituição, João Batista, nos afirmou que esta já é a quarta turma que a CEDUCAT capacitou. Disse também que  a profissão é importante para a sociedade, pois as empresas que têm esse profissional podem fazer o primeiro atendimento e, assim, socorrer com rapidez e prontidão.

João explica que, a princípio, a função foi criada para a prevenção e combate a incêndios. No entanto, com o passar do tempo esse profissional passou a incorporar outras obrigações a sua rotina, como segurança do trabalho, primeiros socorros e orientações de biossegurança,trabalho que está sendo feito hoje, especialmente em função da pandemia. "A CEDUCAT vem formando e reciclando turmas de Bombeiro Civil, especialmente para as pessoas que estão procurando emprego e uma possível nova profissão, João Batista recomenda seguir nessa área. "É uma área que está crescendo, pois está tendo demanda pela profissão, não só agora na pandemia", diz o diretor da CEDUCAT.

Maria Carolina, bombeira civil recém formada, disse que a turma irá elaborar um projeto e apresentar aos poderes públicos do município, no intuito de se criar uma brigada que possa atender não só a cidade em si, mais toda comunidade em momentos de precisão. "Infelizmente já tivemos vitimas por ocasião de um incêndio aqui em nosso município, as pessoas precisam aprender a como agir com segurança em situações difícil" disse Carol.

A CEDUCAT irá abrir novas inscrições em breve, para próxima turma de Bombeiro Civil em Alto do Rodrigues.


Comentários