FIGURA CENTRAL DO DEBATE, A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA OLHOU PELO RETROVISOR AO RESPONDER QUESTÕES SOBRE O SEU GOVERNO

 

Foto: Reprodução

O debate promovido pela Band Natal neste domingo(07), com cinco dos nove candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, foi marcado por respostas vazias da governadora Fátima Bezerra, do PT, aos questionamentos feitos principalmente sobre saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Sem ter muito o que mostrar do governo que realiza, nos questionamentos sobre a pandemia a governador Fátima Bezerra colocou o peso nas costas do presidente Bolsonaro, acusado por ela de ter sido “negacionista” durante a pandemia do Covid-19. Para responder outros questionamentos a governadora Fátima Bezerra atribuiu aos governos do passado o pesado fardo que carrega.

Vídeo: Reprodução

O candidato a governador pelo Solidariedade, Fábio Dantas, foi incisivo com a governadora Fátima Bezerra, levantando questões sobre segurança pública, mobilidade, fechamento de hospitais, aliança com grupo político que num passado recente chamava de “golpista”.

Fábio Dantas acusou a governadora Fátima Bezerra de ter a disposição dela mais policiais na sua segurança pessoal do que o Batalhão de Assú, que responde pela segurança pública de várias cidades.

Foto: Reprodução

Fábio Dantas ressaltou ainda que a segurança pública do Estado só vai bem quando é colocada para prender motos no interior potiguar, prejudicando pequenos comerciantes e agricultores que utilizam o meio de transporte como ferramenta de trabalho.

Foto: Reprodução

Respondendo ao candidato Styvenson Valentim sobre o elevado índice de evasão escolar nas escolas públicas, com taxa de reprovação 35 vezes maior do que o Ceará, a governadora Fátima Bezerra atribuiu o fracasso na educação do RN ao avanço da pandemia do Covid-19. A candidata governista enfatizou ainda que apesar das dificuldades herdadas de governos passados o Estado está investindo R$ 400 milhões na educação.

O candidato Styvenson disse ainda que a educação no RN chegou ao caos com escola que não disponibiliza se quer água para que os usuários possam lavar as mãos, esvaziando assim o discurso construtivo da governadora Fátima Bezerra.

Foto: Reprodução

Styvenson Valentim sinalizou para a população do Rio Grande do Norte que não vai utilizar tempo para propaganda na tv e no rádio, vai renunciar ao fundo partidário e vai pagar do próprio bolso as despesas com advogado e contador durante a campanha.

Foto: Reprodução

A candidata Clorisa Linhares, do PMB, enquadrou a governadora Fátima Bezerra com questões técnicas sobre a atual gestão, ressaltou o bolsonarismo e finalizou a participação no debate rezando a oração do “Pai Nosso”.

Foto: Reprodução

O candidato a governador Danniel Morais, do PSOL, criticou o Governo Bolsonaro e questionou Fábio Dantas sobre a posição dele em relação ao contrato do Governo do Estado com a Arena das Duanas, compromisso que retira dos cofres estaduais a quantia de R$ milhões/mês. Respondendo Fábio Dantas disse que é contra ao pagamento que vem sendo realizado pelo Governo do RN.

No tocante a segurança pública o candidato do PSOL defendeu a construção de creches como forma de diminuir o encarceramento de jovens presos por pequenos frutos, a exemplo de ladrão de celular.

A governadora Fátima Bezerra, que foi alvo direto dos demais debatedores, falou sobre valores repassados ao Rio Grande do Norte pelo Governo Federal, dizendo que não houve repasse extra e os valores recebidos são constitucionais.

O debate entre os candidatos ao Governo do Estado parou o mundo político potiguar, que nesse primeiro momento que antecede o início da campanha oficial nos meios de comunicação, teve a oportunidade de avaliar o nível de cada um dos cinco candidatos apresentados.


                     Por:   

Comentários