JUIZ PROÍBE DATAFOLHA DE DIVULGAR PESQUISA PARA PRESIDENTE NA BAHIA APÓS PEDIDO DO PT; INSTITUTO CLASSIFICA COMO CENSURA

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, proibiu nesta 3ª feira (23.ago.2022) o Datafolha de divulgar uma pesquisa para presidente que vem sendo realizada no Estado. Os resultados para governo e Senado estão mantidos. A previsão para publicação é 4ª feira (24.ago).

O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-01548/2022. Custou R$ 135.000,00 e foi pago pela Rádio Metrópole, de Salvador. O pedido para suspensão dos dados partiu da coligação “Pela Bahia, Pelo Brasil”, liderada pelo candidato do PT no Estado, Jerônimo Rodrigues –que vem com dificuldade para deslanchar.

O juiz do TRE, ao atender parcialmente a solicitação, diz que o registro da pesquisa não contempla “questões relativas” ao cargo de presidente da República. Para isso, a empresa teria que ter solicitado outro número na Justiça, dessa vez com o prefixo inicial “BR”.

O Datafolha classificou a decisão como “censura” e disse que vai recorrer. Em caso de descumprimento, multa diária no valor de R$ 20.000 pode ser aplicada.

“A pesquisa fora registrada para a averiguação da intenção de votos para os cargos de governador e senador. Contudo, o questionário aplicado aos entrevistados formalizou questões relativas ao cargo de Presidente (ID 49322213), em aparente vergaste à norma do art. 2o, X, da res. TSE n. 23.600/2019, diz a decisão. Eis a íntegra do documento (158 KB).

A coligação petista acusa o Datafolha de ocultar a fonte dos dados para ponderação da amostra da pesquisa. Diz também que o estudo está “eivado de inconsistências”. O questionário (205 KB) está disponível no TSE.

Luciana Chong, diretora da empresa de pesquisas, afirmou à Folha que todas as regras de registro foram cumpridas.

A coligação “Pela Bahia, Pelo Brasil” é formada pela federação dos partidos PT, PC do B, PV, PSB, PSD, MDB e Avante.

Poder360

Comentários