Ministério da Defesa pede ao TSE que inclua mais nove militares no grupo de inspeção das urnas

 

Foto: Reprodução 

O Ministério da Defesa pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que inclua mais nove militares no grupo que inspeciona as urnas eletrônicas.

O documento é assinado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e foi enviado nesta quarta-feira (10).

O pedido acontece em meio aos frequentes ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral. Sem jamais ter apresentado quaisquer provas de eventuais irregularidades, Bolsonaro repete com frequência acusações já desmentidas pelos órgãos oficiais.

No ofício enviado ao TSE, o ministro da Defesa disse que os militares indicados têm conhecimento em linguagem de programação e podem atuar em apoio à Equipe das Forças Armadas de Fiscalização e Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação.

Ainda conforme o documento, esses militares estão sendo indicados para inspeção do código-fonte das urnas.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione. A abertura do código permite a inspeção pela sociedade civil. Esse código está disponível desde outubro do ano passado.

G1

Comentários