‘O PRESIDENTE ESTÁ COM A SAÚDE PERFEITA’, AFIRMA O MÉDICO ANTÔNIO LUIZ MACEDO, SOBRE AS MANCHAS NA PELE DE BOLSONARO

 

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem chamado atenção pelas manchas vermelhas na pele do rosto. O problema ficou mais evidente sob os holofotes durante o debate político da TV Bandeirantes, no último dia 28, e não tardou para ser associado ao câncer de pele.

O cirurgião Antônio Luiz Macedo, do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, que acompanha de perto a saúde de Bolsonaro, afirmou que a causa das marcas é a desproteção.

— É comum que pessoas com pele clara e sensível e que fiquem expostas ao sol apresentem manchas vermelhas na pele. É resultado do que chamamos de vasodilatação, quando ocorre o alargamento dos vasos sanguíneos da superfície da pele devido, nesse caso, ao forte calor em que a pessoa fica submetida. É o caso do presidente, que costuma, conforme exige as responsabilidades do cargo, participar de compromissos em céu aberto, ao visitar cidades e acompanhar o andamento de obras e projetos. – diz Macedo.

— As manchas não indicam nada sério. Pelo contrário. Ele está com a saúde perfeita e vem fazendo o acompanhamento médico regular. Caso ele passe a cuidar melhor da pele, utilizando regularmente o protetor solar e hidratantes, as manchas vão sumir” – afirma Macedo.

Em 2019 Bolsonaro retirou lesões no rosto e na orelha para investigar a possibilidade de um câncer de pele. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), foi uma reavaliação de um atendimento feito meses antes. O presidente divulgou dias depois que que havia sido descartada a suspeita de câncer. Na época, uma das razões citadas para a suspeita de câncer foi sua pele clara.

O Globo

Comentários