Pesquisa: vantagem de Lula para Bolsonaro cai para menos de cinco pontos

 


Foto: Reprodução

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pela Presidência da República caiu para menos de cinco pontos percentuais, segundo levantamento feito entre os dias 19 e 23 de agosto pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 24.

De acordo com o levantamento, o petista tem 41,7% das intenções de voto contra 37,0% do presidente – uma diferença de 4,7 pontos percentuais, o que quase configura empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A distância é a menor registrada pelo instituto na atual corrida eleitoral. Em abril deste ano, o placar era de 40,0% para o petista e 32,7% para o presidente (diferença de 7,3 pontos percentuais). Desde então, a diferença vem caindo gradativamente.

Logo abaixo dos favoritos aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,3%, e Simone Tebet (MDB), com 2,7%. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. Entre os entrevistados, 6,0% afirmaram que irão votar em branco, nenhum ou nulo e 4,1% disseram que não sabem ou não responderam.

Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre os dois favoritos, Lula teria 47,8% das intenções de voto contra 40,4% de Bolsonaro. Entre os eleitores, 7,4% afirmaram que iriam votar em branco, nenhum ou anular o voto e 4,4% não souberam ou não responderam.

Avaliação do governo
Ainda de acordo com a pesquisa, Bolsonaro tem menor taxa de desaprovação da série histórica do instituto na atual corrida eleitoral: 49,8% desaprovam o seu governo, enquanto 46,3% aprovam – 3,9% não souberam dizer ou não opinaram.

Bolsonaro, no entanto, tem rejeição superior à de Lula: 50,2% dizem que não votariam de jeito nenhum no atual presidente, enquanto 44,2% afirmam o mesmo em relação ao petista.

A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.020 eleitores de 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-03138/2022.

Veja

Comentários