EDITORIAL: Multidões pró-Bolsonaro fazem Lula perder a linha e agredir os brasileiros que foram para atos comparando todos a membros da Ku Klux Klan

 


As multidões reunidas em todo o País, sobretudo em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, nos eventos de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, parecem ter afetado o principal candidato da Oposição, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em comício realizado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Lula atacou quem não deveria. Comparou a multidão à Ku Klux Klan, uma das odiosas organizações racistas da história do Ocidente e responsável por ataques a negros norte-americanos. “Só faltou o capuz”, disse o destemperado ex-presidente.

Não é o primeiro deslize cometido por Lula, mas este ganha contornos de agressão a quem deseja apenas apoiar a reeleição do atual presidente. Nos eventos de apoio a Jair Bolsonaro, estavam presentes brasileiros comuns. Homens, mulheres, jovens, crianças, trabalhadores, negros, brancos, pardos e idosos. Todos com o mesmo direito: o da livre manifestação.

Compará-los a supremacistas brancos responsáveis por algumas das mais tristes páginas da história dos Estados Unidos e do mundo é uma agressão ridícula e digna de repúdio.

E mais: a comparação soa como uma admissão da derrota eleitoral que se aproxima.

BG

Comentários