GOLFINHO É RESGATADO APÓS ENCALHAR EM PRAIA DO RN

 

Foto: PCCB/UERN

O animal era uma fêmea adulta da espécie golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), com 2,79 m de comprimento.

O golfinho foi encontrado encalhado pela equipe de biólogos e veterinários às 7h30, na faixa de areia da praia da Fazenda. Os pesquisadores avaliaram o golfinho e fizeram um tratamento de suporte emergencial no local. Além disso, coletaram materiais para exames.

Ainda de acordo com o projeto, o animal tinha boas condições físicas, apesar de possuir marcas de mordidas de tubarão e algumas cicatrizes antigas, como uma bem característica na ponta do “fucinho”.

“Estava muito ativo e responsivo, vocalizando bastante e com bons movimentos de propulsão de nadadeira caudal, além de reflexos motores bem preservados”, informou o PCCB, em nota.

Após autorização da equipe veterinária, os pesquisadores realizaram uma primeira tentativa de soltura por volta das 14h, com auxílio de um barco. O animal nadou em direção ao mar profundo, fez sete subidas à superfície e depois não foi mais visto pela equipe. No entanto, alguns minutos depois, acabou voltando para a praia.

Após uma nova estabilização, a equipe fez a segunda tentativa de soltura com uma embarcação maior em uma maior profundidade. “A 2° tentativa foi bem-sucedida, sem mais registros de novos encalhes”, informou a equipe do projeto.

O que fazer caso encontre um animal encalhado na praia

O PCCB-UERN diz que, caso um cidadão se depare com um animal vivo como um golfinho encalhado na praia, é importante manter o silêncio e evitar transitar no campo de visão do animal. “Animais marinhos não são acostumados com pessoas e podem se estressar facilmente, acarretando uma piora no seu quadro ou mesmo causar a morte do indivíduo”.

Algumas ações que podem ajudar é fazer sombra no animal com sombrinhas, guarda-sol ou tendas; assim como cobrir o animal com panos úmidos, mantendo seu corpo constantemente molhado. Ao fazer isso, a pessoa deve ser certificar de não cobrir os orifícios respiratórios dos animais. No caso dos golfinhos a respiração ocorre por meio de uma abertura no topo de sua cabeça.

Outro passo é acionar equipes especializadas como a do projeto.

G1/RN

Comentários