‘Estapafúrdia’, diz Bolsonaro sobre decisão do TSE que proibiu transmissão de vídeos eleitorais no Palácio da Alvorada


Foto: reprodução/Poder 360

O presidente Jair Bolsonaro fez um passeio de moto neste domingo em Brasília, a uma semana da eleição, e almoçou sozinho em uma barraca à beira da estrada no Distrito Federal, sem a companhia da comitiva de políticos que costuma lhe seguir nas aparições públicas. Conversou e tirou fotos com eleitores durante o almoço.

Questionado sobre a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves que o proibiu de transmitir vídeos de teor eleitoral de dentro do Palácio da Alvorada, proferida no sábado, Bolsonaro se justificou:

— Dispensa comentários. Eu estou em minha casa — afirmou.

Bolsonaro não respondeu se pretende continuar fazendo transmissões no Alvorada durante o período eleitoral.

Depois, em frente ao prédio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro criticou a decisão: “Estapafúrdia, invasão de propriedade privada. Sou presidente e é a minha casa”. O presidente cumprimentava apoiadores no momento.

Ao atender um pedido do PDT, o ministro do TSE considerou que Bolsonaro fez uso eleitoral de “bens e serviços públicos a que somente tem acesso em função de seu cargo de Presidente da República”, como as dependências oficiais dos palácios da Alvorada e do Planalto e o serviço de tradução de libras, para promover as candidaturas dele e de aliados.

Caso volte a fazer propaganda eleitoral nas lives destinadas à divulgação de atos de governo, Bolsonaro poderá ter de pagar multa de R$ 20 mil por ato irregular. O TSE também determinou que os vídeos gravados nas dependências oficiais sejam retirados em 24 horas da propaganda eleitoral de Bolsonaro e de seu candidato a vice, general Braga Netto, sob pena de multa de R$ 10 mil por postagem que se mantiver no ar.

Com informações de O Globo e Poder 360

Comentários