VOTO DIGITAL É CONFIÁVEL E ACELERA APURAÇÃO, DIZ ROSA WEBER

 

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, disse nesta 4ª feira (21.set.2022) que o sistema eleitoral brasileiro, com votos digitais, permite “confiança e velocidade na apuração” e viabiliza a declaração dos resultados no mesmo dia do pleito.

“Trata-se de feito singular e que apresenta melhor performance quando comparado com quaisquer outros métodos, e cuja credibilidade e legitimidade são evidenciadas pela inexistência de demonstração efetiva de falhas no sistema ao longo dos quase 30 anos de sua aplicação”, disse a ministra.

A declaração foi feita durante participação virtual no Fórum de Justiça do Brics (bloco de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado na cidade de Haikou, capital da província de Hainan.

Weber afirmou que o Brasil tem um histórico de “confiança” no uso de tecnologia para solução de problemas institucionais.

“Nas eleições gerais de 2018, por exemplo, para presidente da República, governadores e parlamentares foram contabilizados quase 116 milhões de votos, em mais de 450 locais de votação espalhados pelo imenso território do país”, declarou.

A magistrada também disse que o sistema eleitoral eletrônico substituiu a votação por cédulas de papel “que possibilitava muitas fraudes”. Ela afirmou que o método informatizado adotado a partir de 1996 implantou um “sistema de urnas eletrônicas auditáveis”.

Poder360

Comentários