Após erro em pesquisa, Globo contrata nova sondagem do Ipec

 

Foto: Bárbara Munhoz

A Globo resolveu contratar nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) sobre a disputa no segundo turno, apesar dos erros do instituto ao tentar prever o resultado do primeiro turno. A sondagem vai custar R$ 237 mil e deve ser divulgada na quarta-feira 5, segundo registro no TSE.

A última pesquisa do Ipec, divulgada no sábado, previa a vitória de Lula com 51%, seguido de Jair Bolsonaro com 37% — 14 pontos de diferença. No entanto, a distância entre os dois foi de apenas 5 pontos percentuais (Lula 48,4% x Bolsonaro 43,2%).

A nova pesquisa quantitativa será realizada com entrevistas pessoais e aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado, dividido em sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. Margem de erro de 2 pontos.

O Ipec não foi o único a errar. O tradicional Datafolha, no sábado, previu que Lula venceria no primeiro turno com vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro, mesma distância apontada pelo Ipespe. A Quaest previu 11 pontos de diferença. Todos falharam.

O antagonista

Comentários