BOLSONARO ULTRAPASSA LULA NA ESPONTÂNEA E ESTIMULADA, APONTA PESQUISA MODALMAIS/FUTURA

 

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula // Foto: Alan Santos/PR/Ricardo Stuckert/PT

Para o segundo turno da eleição presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 50,5% dos votos válidos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 49,5%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo banco Modal e divulgada nesta sexta-feira, 21.

Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.

Votos válidos

  • Bolsonaro (PL): 50,5%
  • Lula (PT): 49,5%

Espontânea: Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:

  • Bolsonaro: (PL): 46,3% (alta de +0,5 ponto)
  • Lula (PT): 45,0% (queda de -1 ponto)
  • Não sabe, não respondeu ou indeciso: 4,4%
  • Branco/nulo: 4,2%.

Pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há margem para empate técnico entre os candidatos. Na última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, na semana passada, Lula aparecia à frente de Bolsonaro, também dentro da margem de erro.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 17 a 19 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-08523/2022.

Exame

Comentários