Depois de renunciar Sael Melo consegue liminar para reassumir Prefeitura de Porto do Mangue

 

Sael Melo havia renunciado ao cargo em abril deste ano (Foto: Reprodução)

O prefeito do município de Porto do Mangue, Hipoliton Sael Melo (MDB), que estava afastado, conseguiu decisão liminar na 2ª Vara da Comarca de Areia Branca, para retomar o cargo. O gestor foi afastado da função inicialmente em junho de 2021 em uma operação do Ministério Público que apurava fraudes em contratos firmados pela prefeitura daquela cidade. Além dele, o gerente contábil do município também teve o afastamento renovado.

Na decisão, o juiz Cláudio Mendes Júnior ressalta que, “não bastasse isso, em relação ao perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, é certo que a antecipação dos efeitos da sentença final, tal qual requerido nos autos, só se justifica quando existe iminência de dano irreversível de ordem patrimonial, funcional ou moral se mantido o ato até a apreciação definitiva da causa. Nos autos, a demora na prestação jurisdicional implica em prejuízo diário ao autor, que deixa de exercer cargo que resulta da vontade popular, expressa pelo voto. Por fim, não há que se falar em irreversibilidade da medida. Em caso de descabimento posterior da tutela antecipada, ou seja, alteração das circunstâncias fáticas, nada impede a revogação do presente decisum”.

Sael Melo havia assinado uma Carta Renúncia que foi protocolada na Câmara Municipal de Porto do Mangue e em sequência numa sessão extraordinária realizada em 14 de abril de 2022 pela casa legislativa, o pedido de renúncia foi aceito. Desde então, o vice-prefeito Francisco Faustino se mantinha na titularidade do cargo de prefeito.

Na sua decisão, o juiz Cláudio Mendes Júnior determinou que a Câmara Municipal suspenda os efeitos da sessão que afastou o prefeito e que ele retorne ao cargo.

Comentários