HAMILTON MOURÃO (REPUBLICANOS) É ELEITO SENADOR PELO RIO GRANDE DO SUL

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador no Rio Grande do Sul . O resultado foi confirmado às 20h25, com 96,7% das urnas apuradas. Ele estava com 44,33% dos votos. Mourão ganhou notoriedade nacional ao ser eleito vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL).

“Eu quero agradecer ao povo do RS que entendeu as minhas proposta e me deu a honra de representar no Senado. Estou muito emocionado”, disse, logo após a confirmação.

Olívio Dutra (PT) ficou em segundo lugar, com 37,63%, e Ana Amélia Lemos (PSD) obteve 16,44%.

Hamilton Mourão

Natural de Porto Alegre, Antônio Hamilton Martins Mourão tem 69 anos. O senador eleito pelo Republicanos ingressou no Exército em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

Na carreira militar, Mourão trabalhou em países como Angola e Venezuela, além de atuar em Ijuí, no Noroeste do RS, São Gabriel da Cachoeira (AM) e Porto Alegre.

Entre 2014 e 2016, o general foi Comandante Militar do Sul, posto sediado na Capital. Exonerado da Secretaria de Economia e Finanças do Exército em 2017, Mourão entrou para a reserva em 2018.

No mesmo ano, Hamilton Mourão ingressou no PRTB e foi candidato a vice de Jair Bolsonaro, do PSL na época, nas eleições presidenciais. A chapa foi eleita em segundo turno, com 55,1% dos votos. Em 2022, o vice-presidente ingressou no Republicanos.

Pai de dois filhos e avô de cinco netos, Mourão é casado com Paula Mourão.

G1/rbstv

Comentários