SP escolhe hoje o 1º governador carioca ou petista de sua história

 

Eleições 2022

Gilmar Mendes manda ministro da Justiça explicar operações policiais no 2º turno

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou neste sábado (29) o ministro da Justiça, Anderson Torres, a prestar esclarecimentos sobre a realização de operações policiais durante o segundo turno das eleições que, supostamente, beneficiariam a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição.

Mendes deu prazo de três horas para que Torres preste esclarecimentos. A decisão atende a uma ação apresentada pelo PSB, que integra a coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e alega que “na última semana que antecede o segundo turno o uso da máquina estatal foi claramente intensificado com o objetivo de causar prejuízo ao processo eleitoral”.

O ministro do STF considerou, em sua decisão, que o “potencial intimidatório” das operações lideradas pelo Ministério da Justiça não “parece ser mera ilação”.

Na denúncia, o PSB cita uma publicação feita por Torres em suas redes sociais neste sábado na qual o ministro diz que uma operação integra “10 mil policiais federais” e “cerca de 500 mil agentes das forças de segurança estaduais, em prol de eleições limpas e seguras”.

“Ontem, já apreendemos quase 5 milhões de reais em dinheiro”, afirma o tuíte. A publicação foi reproduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, segundo o PSB.

O partido pede que o Ministério da Justiça e os órgãos de segurança pública dos estados se “abstenham de adotar quaisquer medidas que afetem a imparcialidade estatal e a higidez do processo eleitoral”. A CNN entrou em contato com o Ministério da Justiça sobre a decisão e aguarda uma resposta.

CNN Brasil

Geral

Lula tem 50,6% e Bolsonaro 49,4% dos votos válidos, diz Pesquisa na Hora

Foto: Reprodução

Empate técnico na corrida presidencial do segundo turno. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou com 50,6% das intenções de voto contra 49,4% do candidato Jair Bolsonaro (PL), aponta Pesquisa na Hora de intenção de votos válidos para presidente que acaba de ser divulgada.

Na intenção total de votos para presidente, computando votos em branco, nulos e não sabem, Lula está com 47,5% contra 46,3% de Jair Bolsonaro, 2,5% votos em branco ou nulos e “não sabem” com 3,6%.

Segundo a plataforma de pesquisa, 9% disseram ter mudado a intenção de voto após ter assistido ao debate de ontem à noite transmitido pela Globo, enquanto 84,2% disseram que mantiveram a sua intenção e 6,8% disseram que não sabem em quem votar.

Para o cientista social João Araújo, da Pesquisa na Hora e responsável técnico pela coordenação da pesquisa, “apesar de Lula ser consagrado pelos entrevistados como vitorioso no debate, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados na intenção de votos válidos (excluindo indecisos, brancos e nulos). A vantagem de Lula sob Bolsonaro ficou mais curta, 0,6%, indicando que a corrida eleitoral ficou mais acirrada e o cenário hoje é de indefinição”.

A empresa responsável é a Pesquisa na Hora, plataforma inovadora que coleta dados de maneira sistematizada por meio de ligações telefônicas para todo o Brasil. A pesquisa, protocolada no TSE, foi a única com esse perfil a ser realizada no país hoje e ouviu, em uma amostra aleatória simples de 1.100 respondentes, eleitores de todos os estados brasileiros, um total de 715 municípios.

A margem de erro máxima prevista é de 3,01% pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A base é formada por números de telefones e celulares registrados na base de dados da Pesquisa da Hora e estão estratificadas com base no CEP associado a cada número telefônico, proporcional ao eleitorado.

Pesquisa na Hora (Votos Válidos)

  • Lula (PT) – 50,6%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 49,4%

A pesquisa foi protocolada no TSE com o número BR 02207/2022.

Jornal 140

Geral

Jair Bolsonaro vota na Vila Militar no Rio de Janeiro


Imagem: reprodução/CNN

O presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou seus votos no segundo turno das eleições, por volta das 08h deste domingo (30), pouco após a abertura das urnas em todo país.

Ele votou na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Agora, segue para o aeroporto Galeão, onde receberá o time do Flamengo, que foi campeão da Libertadores, neste sábado (29), no Equador.

Bolsonaro deve retornar para Brasília por volta das 13h, onde acompanha a apuração dos votos.

CNN Brasil

Eleições 2022

Pesquisa Veritá: Bolsonaro tem 51% das intenções de voto, e Lula, 49%

Foto: reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 51% das intenções de votos válidos, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 49%, na pesquisa divulgada pelo Instituto Veritá neste sábado (29).

Eleitores que disseram votar branco ou nulo somam 3,2%. Aqueles que afirmaram não saber ou que preferiram não responder representam 3,1%.

No cenário espontâneo, quando o nome do candidato não é citado ao eleitor, o atual presidente da República mantém a preferência do eleitorado, com 51,2%. O candidato do PT aparece com 48,8%.

Para a pesquisa, feita por iniciativa própria, o Instituto Veritá entrevistou 17.552 eleitores entre sexta-feira (28) e este sábado. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04217/2022.

R7

Diversos

Moraes proíbe PRF e PF de fazer operações que afetem transporte de eleitores e divulgar balanços de ações

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu neste sábado (29) que a Polícia Rodoviária Federal realize qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores neste domingo (30), quando ocorre o segundo turno em todo o país.

Moraes também proibiu que o governo divulgue qualquer tipo de resultado ou balanço de operações realizadas pela Polícia Federal e relacionadas ao pleito, “sob pena de responsabilização criminal do Diretor Geral da PF por desobediência e crime eleitoral”.

A decisão atende ao pedido de um deputado do PT, partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar acusa o governo e o Ministério da Justiça de usarem as polícias federais para beneficiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fonte: G1

OPINIÃO DOS LEITORES

Eleições 2022

Norte e Nordeste são as últimas regiões a ter votos apurados; entenda o motivo

Foto: Edu Garcia/R7

O descompasso da apuração de votos entre as regiões brasileiras, fazendo com que a contabilização no Norte e Nordeste demore mais para ser divulgada, deve ocorrer neste domingo (30), assim como ocorreu na contagem do primeiro turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que os resultados de localidades com mais dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento.

Em 2 de outubro, foi possível observar que os primeiros votos divulgados vieram das regiões Sul e Sudeste. Em seguida, vieram os dados de parte do Centro-Oeste e, por último, do Nordeste e do Norte. A situação, segundo o TSE, se repete em todos os pleitos.

Isso porque cada uma das unidades federativas possui questões de logística de transmissão próprias. O tribunal explica que um grande volume de informação chega ao mesmo tempo, mas os que foram registrados primeiro são processados antes.

“Esses dados, ao chegarem ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Justiça Eleitoral, entram em uma estrutura semelhante a uma ‘fila de banco'”, explica o secretário de Tecnologia da Informação da corte eleitoral, Julio Valente. Regiões com mais infraestrutura de transmissão conseguem enviar os dados com mais facilidade.

R7

Eleições 2022

SP escolhe hoje o 1º governador carioca ou petista de sua história

Foto: Reprodução

Mais de 34 milhões de eleitores paulistas aptos a votar escolherão neste domingo (30/10) quem será o governador de São Paulo pelos próximos quatro anos. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), 47 anos, e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), 59 anos, disputam o comando do estado mais rico e populoso do país.

Tarcísio chega ao dia decisivo da eleição com um ligeiro favoritismo sobre Haddad. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesse sábado (29/10), o candidato bolsonarista tem 53% dos votos válidos, contra 47% do petista.

Não importa quem saia vitorioso das urnas nesta noite, o resultado será um marco na história da política paulista. São Paulo nunca elegeu um governador carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro, como Tarcísio, o candidato lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os paulistas também nunca escolheram um governador petista, em dez eleições realizadas desde a fundação do partido, que lançou candidato próprio em todas. Na primeira delas, em 1982, o postulante foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político do atual candidato da legenda, Fernando Haddad.

Metrópoles

Comentários