TCU PEDE AO MINISTÉRIO DA DEFESA CÓPIA DE AUDITORIA DAS URNAS

 

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria das urnas eletrônicas realizada pelas Forças Armadas.

O ofício com o pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado e assinado no domingo (9.out.2022) pelo ministro Bruno Dantas.  Eis a íntegra do ofício (154 KB) e a íntegra do despacho assinado por Dantas (108 KB).

A Corte de contas justifica o pedido afirmando que também está fazendo uma auditoria das urnas e que, por isso, seria “imprescindível” o acesso aos dados do Ministério da Defesa.

No pedido, o TCU destaca que o acompanhamento da atuação de órgãos que participem do processo eleitoral é necessário para a qualidade do trabalho de auditoria do Tribunal.

Em 2 de outubro, data do 1º turno da eleição, o TCU analisou 540 urnas eletrônicas. O procedimento faz parte da 4ª auditoria dos equipamentos e tem como objetivo verificar se os dados são idênticos aos divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo o presidente da Corte, ministro Bruno Dantas, não foram encontradas irregularidades.

Além disso, o TCU definiu as 4.577 seções eleitorais que vão compor a amostra da auditoria realizada pela Corte no sistema eletrônico de votação.

As 4.577 urnas foram sorteadas de modo aleatório em 4 de outubro. A Corte de contas e o TSE não divulgaram quais serão as seções.

A auditoria abrange 2.304 dos 5.570 municípios brasileiros. Isso significa que 41% dos municípios em que houve eleição, no Brasil ou no exterior, terão ao menos uma urna analisada.

Poder 360

Comentários