TRE/RN diz que resultado das eleições podem se estender além do previsto

Foto: Bernardo Luiz

Devido ao registro de grandes filas em locais de votação no Estado, o resultado das eleições podem se estender além do previsto. A confirmação veio com Coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/RN, Andréa Campos, no início da tarde deste domingo (2).

“É possível porque todos os eleitores que chegaram ao local de votação até as 17h eles terão direito a votar. Então, a depender do número de pessoas que estejam no local de votação, essa eleição pode se estender por algumas horas”, explicou.

A Coordenadora também explicou que o voto em trânsito, pedido por eleitores que votam no interior, contribuíram para as longas filas.

“Muitas pessoas que votam no interior do Estado optaram pela transferência temporária para poder votar nos seus candidatos em Natal. Então, acredito que será um fator determinante para essa grande quantidade de pessoas”.

Outro fator apontado é o número de idosos, que não são obrigados a votar, que compareceram ao local de votação. “Eles têm o voto facultativo, por conta da idade, mas preferiram também votar nessas eleições”, falou.

De acordo com Andréa Campos, Coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral da Corregedoria Regional Eleitoral, o cenário de longas filas é normal nas eleições gerais. “Nós temos cinco telas nos locais de votação e, além disso, a coleta de digital do eleitor são dois fatores que fazem com que o eleitor fique mais tempo na seção eleitoral”, esclarece.

Tribuna do Norte

Comentários