Veja como fica a nova formação do Senado Federal; PL terá a maior bancada


 Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 8.dez.2021

O PL (Partido Liberal) elegeu candidatos ao Senado em todas as 5 regiões do Brasil nas eleições em 2022. Ao todo, 8 representantes saíram vitoriosos das urnas no domingo (2.out.2022), com 2 deles reeleitos: Romário (RJ) e Wellington Fagundes (MT).

O resultado fará a sigla do presidente Jair Bolsonaro (PL) saltar de 7 da atual legislatura para 13 senadores em 2023, com os novos 6 nomes.

Eis os nomes dos 6 novos senadores do PL:

  • Magno Malta (PL-ES);
  • Wilder Morais
  •  (PL-GO);
  • Rogério Marinho (PL-RN);
  • Jaime Bagatolli (PL-RO);
  • Jorge Seif (PL-SC);
  • Marcos Pontes (PL-SP).

O saldo é ainda mais expressivo quando comparado à posse em 2019. Naquele momento, eram apenas 2 congressistas.

Com isso, o PL passará a ter a maior bancada no Senado. O partido também consolida a liderança no Sudeste (6) e no Centro-Oeste (2), onde divide o topo com PSD, Progressistas e União Brasil.

Já o PT (Partido dos Trabalhadores) elegeu mais 3 senadores no Nordeste e assume o 1º lugar na região a partir de 2023, com 6 representantes.

Formado a partir da fusão de DEM e PSL em 2022, o União Brasil venceu em 3 Estados do Norte: Acre, Amapá e Tocantins. O ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi reconduzido à Casa Alta.

Com 6 senadores da região a partir de 2023, o partido se isola na liderança.

PERDAS

O MDB, por sua vez, deixará de ter a maior bancada do Senado com a saída de 3 congressistas –cai de 13 para 10. Entre eles, a senadora Rose de Freitas (MDB), que não conseguiu ser reeleita pelo Espírito Santo.

O partido de centro perdeu a hegemonia no Nordeste: passará de 6 para 5 senadores depois da renovação de ⅓ da Casa Alta. O MDB também deixa de ter representatividade no Centro-Oeste em razão do fim do mandato de Simone Tebet, que optou por disputar a Presidência da República em 2022.

Em 2019, quando o Senado iniciou uma nova legislatura, o MDB liderava em 3 das 5 regiões: eram 5 representantes do Norte, 5 nordestinos e 2 do Centro-Oeste.

O PSDB terá apenas a senadora paulista Mara Gabrilli no Senado em 2023. Na posse anterior, ocupava 3 cadeiras –duas em São Paulo e uma em Minas Gerais.

Já em 2020, o partido perdeu um representante com a mudança do então senador mineiro Antonio Anastasia para o PSD.

Em 2023, a sigla não terá mais o domínio na região com o fim do mandato do tucano José Serra, que optou por concorrer como deputado federal. No seu lugar, entra o Marcos Pontes (PL), eleito em São Paulo.

O Podemos tinha o maior número de senadores do Sul em 2019, com 3. Durante a 56ª legislatura, passou para 4.

As saídas de Alvaro Dias –derrotado por Sergio Moro (União Brasil)– no Paraná, e de Lasier Martins, que disputou o cargo de deputado federal no Rio Grande do Sul, farão o Podemos perder metade dos representantes na região e a hegemonia.

REDUÇÃO

Em 2023, serão 15 partidos políticos no Senado. O número representa uma queda tímida em relação à 2019, quando eram 16 legendas e houve renovação de ⅔ da Casa Alta.

Poder 360

Comentários