VÍDEO: “SOU VÍTIMA MAIS UMA VEZ. AÍ TEM DEDO DO PT”, DIZ BOLSONARO SOBRE FALTA DE INSERÇÕES

 

Foto: Reprodução

Em discurso em Teófilo Otoni, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) acusou o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de complô para prejudicar a veiculação de inserções na rádio e televisão da campanha bolsonarista. O chefe do Executivo discursou para uma multidão de apoiadores nesta quarta-feira (26), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

“Deixo bem claro, é o assunto do momento, mais uma do TSE. Vocês estão acompanhando as inserções do nosso partido que não foram passadas em dezenas e milhares de rádios pelo Brasil. Sou vítima mais uma vez. Onde poderia chegar às nossas propostas, nada chegou”, disse Bolsonaro.

“E não será permitido um servidor do TSE, que o TSE vai botar uma pedra nessa situação. Aí tem dedo do PT. Não tem coisa errada no Brasil que não tenha dedo do PT. O que foi feito por nós, pela nossa equipe técnica, é interferência, e manipulação de resultado. Eleições tem que ser respeitadas, mas, lamentavelmente, PT e TSE têm muito que se explicar nesse caso”, continuou o presidente da República.

Bolsonaro se refere a acusação feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na última segunda-feira (24), sobre emissoras de rádio, principalmente as do Nordeste, de privilegiarem as inserções de 30 segundos da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação as do candidato do Partido Liberal (PL).Segundo o ministro, Bolsonaro teve exibidas 154.085 inserções a menos do que o adversário.

Após o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinar que a campanha de Bolsonaro apresentasse “provas e/ou documentos sérios” sobre a alegação, a defesa do presidente uma petição com detalhes da acusação.

No documento da defesa protocolado foi apresentada uma pasta com arquivos da auditoria feita pela Audiency Brasil Tecnologia, contratada pelo PL. A petição, no entanto, não especifica todas as 29 mil inserções a mais do candidato do PT que teriam sido exibidas por rádios do Nordeste.

No relatório, a campanha do presidente afirma que foi utilizada “uma pequena amostragem de oito rádios” para apontar “discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”. Como cada inserção tem 30 segundos, as 730 propagandas citadas conferiram pouco mais de seis horas de vantagem do candidato petista nas rádios mencionadas.

Agora, caberá ao TSE analisar o material e os pedidos de apuração e responsabilização dos envolvidos.

O Tempo

Comentários