GLEISI HOFFMANN REBATE NOTA DAS FORÇAS ARMADAS E FALA EM GOLPE

Gleisi Hoffmann Foto: Reprodução

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, criticou a nota emitida nesta sexta-feira (11) pelas Forças Armadas sobre as manifestações que acontecem em várias cidades do país contra o resultado das eleições.

Para ela, a posição assinada pelos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica é além dos papéis da Defesa e que os atos dos eleitores devem ser tratados como “golpismo”.

– Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos sem a atuação das instituições republicanas. O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, que devem ser tratados pelo nome: golpismo. E combatidos, não são pacíficos nem ordeiros – disse ela.

A nota das Forças Armadas cita Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021 que reconhece a não criminaliza “a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.

Em outro ponto da nota, porém, os militares criticam os excessos e as manifestações que restringem direitos individuais e coletivos. Com informações do Pleno News.

Comentários