LARA RESENDE, ARIDA E MELLO DEVEM FORMAR TIME DE TRANSIÇÃO ECONÔMICA DE LULA

 

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Dois dos economistas que criaram o Plano Real, Persio Arida e André Lara Resende, foram sondados e devem coordenar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O trio da coordenação também será composto pelo economista Guilherme Mello, ligado ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-ministro Aloizio Mercadante. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela CNN.

Fontes ligadas a Lara Resende e a Mello confirmaram a sondagem e disseram que eles pretendem aceitar. Arida ainda é dúvida, mas é a expectativa na equipe de transição é grande para que ele aceite o convite feito pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A decisão sobre os cerca de 50 nomes que integram a transição será tomada na segunda-feira por Lula e Alckmin. A escolha de Arida e Lara Resede deve ser recebida pelo mercado como uma sinalização de compromisso com a responsabilidade fiscal.

Na terça-feira, Alckmin se comprometeu a entregar ao senador Marcelo Castro o que o novo governo pretende incluir na chamada PEC de transição, que excluiria programas do teto de gastos. A expectativa já gira entre R$ 100 bilhões e R$ 200 bilhões.

Arida, Lara Resende e outros economistas historicamente ligados ao PSDB, como Pedro Malan e Armínio Fraga declaram voto em Lula e fizeram campanha ativa no segundo turno. Eles argumentaram que faziam uma defesa da democracia e de repúdio das políticas do presidente Jair Bolsonaro.

CNN Brasil


Comentários