Assembleia da Aduern debate indicativo de greve da categoria nesta terça-feira


Categoria debate melhoria salarial para 2023, entre outras reivindicações (Foto: Divulgação/Aduern)

Professores e professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam nesta terça-feira, 6, de uma assembleia promovida pela Associação dos Docentes da Uern (Aduern), que vai deliberar sobre a deflagração ou não de uma greve na universidade.

A assembleia e os debates sobre a possibilidade de uma greve tem como principal motivação a falta de acordo entre a categoria e a Reitoria da universidade no que se refere ao reajuste salarial para 2023. A Reitoria oferece 5% de reajuste e a categoria reivindica pelo menos 15% de aumento.

Os professores e professoras da Uern estão há mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de reposição salarial e a expectativa da categoria, segundo a Aduern, era que, com a chegada da autonomia financeira na instituição, parte desse prejuízo começasse a ser dirimida pela administração da central. Na contramão disso, não tem havido diálogo para melhorar a proposta apresentada inicialmente.

Outro ponto nevrálgico na mobilização docente se refere ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Aprovado no início de 2022, o plano não atendeu às expectativas da grande maioria dos professores e professoras, e muitos sequer receberam qualquer tipo de incremento em seus salários. A categoria aponta que uma série de alterações precisam ser feitas para que o PCCR de fato beneficie professores e professoras.

“Nenhum professor ou professora quer uma greve. Esta é uma estratégia que só é colocada na mesa quando todo o diálogo já foi encerrado. Nós temos tentado mostrar à Reitoria que a proposta apresentada não contempla a realidade da categoria. E esperamos que isso possa ser resolvido sem a necessidade de uma paralisação, mas precisamos que haja flexibilidade da parte de lá também”, destacou o presidente da Aduern, Neto Vale.

A Aduern apresentou uma série de tabelas que mostram como ficará o vencimento dos professores e professoras caso a proposta do sindicato seja abraçada pela administração central. Para conferir, CLIQUE AQUI

Comentários