Bola de ouro para Messi, chuteira para Mbappé; saiba quem ganhou os prêmios da Copa do Mundo


Messi é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo (Foto: Reuters/Paul Childs)

Não dava para ser diferente. Artilheiro da Argentina e vice do Mundial, com sete gols — sendo dois na final —, Lionel Messi ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo do Catar. A premiação, junto do título que faltava na prateleira do camisa 10, coroa uma campanha quase impecável.

Decisivo desde a estreia dos argentinos, Messi marcou em seis dos sete jogos da Copa do Mundo — contra a Polônia, parou no pênalti defendido por Szcesny. Além disso, fez gol em todas as partidas de mata-mata.

Chuteira de ouro

Não menos brilhante, mas sem o título, Mbappé levará para a França a chuteira de ouro da Copa do Mundo. Artilheiro do torneio, com oito gols, o craque de 23 anos terminou a competição com um hat-trick e invicto. Em 14 jogos de Copa do Mundo, o atacante nunca perdeu e marcou 12 vezes.

Luva de ouro

Assim como na Copa América, onde se consagrou em decisões de pênaltis, Emiliano “Dibu” Martínez foi decisivo para a Argentina na Copa do Mundo.

Com defesas históricas contra Austrália, no fim do tempo normal, e França, quase que no último lance da prorrogação, o goleiro pegou dois pênaltis contra a Holanda nas quartas de final e um contra a França, na final.

Em toda a carreira, Martínez nunca atuou na primeira divisão do futebol argentino, mas jamais entregou os pontos.

Por 13 anos jogou em vários clubes da Europa, entre eles Arsenal e Getafe, até se firmar no Aston Villa. Em junho de 2021 estreou pela seleção e foi o herói na Copa América que a Argentina conquistou após 28 anos.

Melhor jogador jovem

Nascido em 17 de janeiro de 2001, Enzo Fernández, do Benfica, venceu o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.

Aos 21 anos, o meia atuou nas sete partidas da Copa do Mundo, marcou um gol e deu uma assistência.

Reserva nos dois primeiros jogos da Argentina na Copa do Mundo, Enzo Fernández entrou em campo no segundo tempo contra o México para não sair mais. Decisivo na partida, com um gol que ajudou a manter a Argentina viva na competição, o camisa 24 tomou conta do meio-campo ao lado de Mac Allister e De Paul.

Revelado pelo River Plate, Enzo foi emprestado ao Defensa y Justicia e voltou ainda mais forte ao River. Com apenas 21 anos, foi nesta temporada para o Benfica, onde virou um dos principais nomes da equipe. Clubes da Europa já estão de olho na joia argentina.

Com informações O Globo – Rio de Janeiro

Comentários