Cartões zeram após as quartas, mas Brasil pode perder três jogadores em possível semifinal; entenda

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira enfrenta a Croácia na próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final da Copa do Mundo, com três jogadores ainda pendurados.

Eder Militão, Fred e Bruno Guimarães carregam seus cartões amarelos recebidos ainda na primeira fase. A partir das quartas de final, o regulamento da competição prevê que os cartões amarelos não se acumulem para as próximas fases

Ou seja, caso um do trio citado acima receba o amarelo contra a Croácia, ficará fora de uma eventual semifinal. Por outro lado, para os outros 21 atletas disponíveis para o técnico Tite, apenas um cartão vermelho acarretará em suspensão na próxima fase.

A Seleção só recebeu cartões em duas partidas. Contra a Suíça, Fred levou advertência aos 52 minutos do segundo tempo. Contra Camarões, Éder Militão foi amarelado logo aos 7 minutos de jogo. No final, aos 85, Bruno Guimarães ficou pendurado.

A Fifa adotou essa medida, de zerar os cartões, a partir da Copa de 2010. Em 2002, a Alemanha ficou sem seu principal jogador, Michael Ballack, na decisão contra o Brasil por ele estar suspenso pelo acúmulo de dois cartões amarelos: um nas oitavas de final e outro na semifinal.

Isso já havia acontecido com outras estrelas do futebol. Em 1990, a Argentina perdeu o atacante Caniggia na decisão contra a Alemanha. Em 1994, a Itália perdeu o zagueiro Costacurta para a final diante do Brasil.

Com informações do Globo Esporte

Comentários