Neoenergia Cosern doa 200 refrigeradores a famílias atingidas pelas chuvas em Canguaretama e Nova Cruz


Moradora de Canguaretama não esconde a alegria ao receber um refrigerador novo (Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação)

A dona de casa Ingrid Cristiane Florentino, mãe de três crianças e grávida de dois meses do quarto filho, não escondia a felicidade mesmo com uma máscara cobrindo-lhe o sorriso. Ela chegou cedo ao Clube Municipal de Canguaretama na manhã desta segunda-feira, 12, para receber um refrigerador novo, com capacidade para 218 litros, doado pela Neoenergia Cosern. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e irá distribuir, ao longo desta semana, 200 geladeiras a moradores das cidades de Canguaretama e Nova Cruz, no Agreste potiguar, atingidas pelas enchentes em julho deste ano.

“Não tenho condições de comprar um refrigerador novo. Meu marido está desempregado e a nossa fonte de renda é incerta. Essa geladeira chega em um momento de muita necessidade. Estou muito feliz”, relata Ingrid Cristiane Florentino ao receber o novo eletrodoméstico. A fala dela se confunde com a de outra moradora da cidade. “Perdi quase tudo. Só salvei a minha cama e a cama dos meus meninos. A geladeira pifou. Foi uma situação muito triste. Eu nunca tinha vivido isso. Essa geladeira é um presente de natal para a minha família. Estou muito grata à Neoenergia Cosern”, declara Maria da Conceição Marcolino Nogueira, mãe de seis filhos.

A superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, destaca a importância da doação. “Essa ação, inédita no Rio Grande do Norte em 2022, comprova o nosso comprometimento com os nossos clientes. Entregamos refrigeradores novos, com o Selo Procel, que consomem menos energia elétrica e contribuem para a descarbonização do planeta”, frisa.

Nos dois municípios, que registraram os maiores números de famílias atingidas pelas chuvas acima da média no Rio Grande do Norte em 2022, a seleção dos beneficiários se deu através das secretarias municipais de Trabalho, Habitação e Assistência Social. Em Canguaretama, a previsão é que serão distribuídas 154 geladeiras. Em Nova Cruz, outras 46. Para terem acesso ao novo equipamento, as famílias tinham que cumprir alguns requisitos, tais como: ter uma conta de luz ativa junto à Neoenergia Cosern e um refrigerador antigo para entrega no ato da substituição. Os equipamentos antigos serão encaminhados pela distribuidora à reciclagem.

“A entrega desses refrigeradores estreita o relacionamento da Neoenergia Cosern com os seus clientes. Eles farão muita diferença na vida dessas pessoas”, afirma o supervisor da Neoenergia Cosern no Litoral Sul, Carlos Augusto Câmara.

A assistente social Walba Alves, que representou a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Canguaretama, enfatizou que a parceria com a Neoenergia Cosern irá proporcionar uma melhor qualidade de vida às famílias beneficiadas pela doação. “Vai ter uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Muitas sequer têm condições de comprar itens básicos, imagine uma geladeira. A Neoenergia Cosern chegou em um momento delicado com um olhar diferenciado. A doação beneficiará muitas pessoas que terão, esse momento, como um grande presente de natal”.


Comentários