Para PT, privatizar Correios está ‘completamente fora de cogitação’

 

Foto: Agência Brasil

Os Correios não serão privatizados, diz Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações de Dilma Rousseff e do Planejamento de Lula. Ele coordena o grupo técnico de Comunicações na transição petista.

CORREIOS VÃO AONDE EMPRESAS PRIVADAS NÃO IRIAM:

  • A privatização dos Correios foi iniciada no governo Bolsonaro, mas está parada.
  • Os Correios estão em todos as cidades do país e entregam correspondência em qualquer lugar, o que uma empresa privada não faria, segundo Bernardo.
  • Para privatizar os Correios, seria necessário criar uma empresa pública para entregar onde as outras não querem ir.
  • A empresa tem a obrigação de entregar cartas, mas também pode ampliar a divisão de transporte de produtos (na qual a margem de lucro é maior)

“Ninguém quer disputar o mercado da Amazônia. As empresas querem discutir a privatização dos Correios para tirar o concorrente do Rio e de São Paulo”, diz Paulo Bernardo

A equipe de Lula está avaliando todas as contas da empresa, como despesa com os 85 mil funcionários e distribuição de dividendos.

“Na Europa os correios têm atividades múltiplas: entregam cartas, e além disso, têm banco, financeira, empresas de logística como a DHL [na Alemanha]. Temos que investir mais e fazer modernização, mas se tirar os Correios do mercado vai ter que arranjar outra para fazer”, concluiu Paulo Bernardo.

UOL

Comentários