EM PRONUNCIAMENTO, MOURÃO DIZ QUE ‘SILÊNCIO’ DE LIDERANÇAS CRIOU ‘CLIMA DE CAOS’

 

Foto: Reprodução

Em último pronunciamento à nação em rede nacional, o presidente em exercício Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou de forma velada integrantes dos três Poderes que teriam deixado criar um “clima de caos” no país.

Mourão não menciona nominalmente Jair Bolsonaro (PL) ou os chefes do Legislativo e do Judiciário, mas diz que a atuação dessas “lideranças” fez com que as Forças Armadas “pagassem a conta”.

Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social e de forma irresponsável deixaram que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta, para alguns por inação e para outros por fomentar um pretenso golpe”.

Aos apoiadores, Mourão pediu ao grupo que volte para suas casas. O presidente em exercício, que também é senador eleito pelo Rio Grande do Sul, prometeu que os bolsonaristas eleitos para o Congresso promoverão uma “oposição dura” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Mourão não citou nenhum nome em sua fala de quase 9 minutos. Sem falar diretamente dos acampamentos bolsonaristas, o senador eleito classificou como “equivocada” a canalização de aspirações e expectativas para outros atores públicos que, no regime vigente, carecem de lastro legal para o saneamento do desequilíbrio institucional em curso”.

Mourão assumiu a Presidência do Brasil na sexta-feira (30), depois que Jair Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos.

Uol/O Antagonista

Comentários