Empresário fica rico porque os trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula

 

Foto: Reprodução/GloboNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (18.jan.2023) que o empresário “não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou, ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam”. Para o petista, é preciso ter “contrapartida social”.

Lula mencionou a frase em entrevista exclusiva (só para um veículo de mídia, de maneira individual) ao canal de notícias por assinatura GloboNews.

O chefe do Executivo havia sido questionado sobre se considerava as responsabilidades social e fiscal antagônicas – leia mais abaixo a pergunta feita ao presidente e a sua resposta.

“[A responsabilidade fiscal e a responsabilidade social] são antagônicas por causa da ganância das pessoas mais ricas”. E mais: “O empresário não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou. Ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam”.

Leia abaixo o que foi perguntado a Lula e o que disse o presidente:

  • GloboNews – “A responsabilidade social e a responsabilidade fiscal são frequentemente apresentadas, e às vezes tenho a impressão que o senhor pensa assim. Eu queria que o senhor me dissesse se é isso mesmo, como se elas fossem antagônicas, como se uma fosse inimiga da outra. Mas há quem entenda que elas não são necessariamente antagônicas. Para o senhor, elas são inimigas?”;
  • Lula – “Elas [a responsabilidade fiscal e a responsabilidade social] são antagônicas por causa da ganância, sabe, das pessoas mais ricas, ou seja, as pessoas não querem… o empresário não ganha muito dinheiro porque ele trabalhou. Ele ganha muito dinheiro porque os trabalhadores dele trabalharam. O que nós queremos é que apenas haja a contrapartida no social. Não interessa a gente ter uma sociedade de miseráveis. Nós queremos ter uma sociedade de classe média. Nós queremos que a pessoa tenha poder de consumo. Nós queremos que as pessoas possam viajar. Nós queremos que as pessoas possam comprar uma casa. Nós queremos que as pessoas possam comprar um carro. É o mínimo necessário que precisamos garantir para as pessoas. Que eles consumam aquilo que eles produzem. Agora, o que tem acontecido no Brasil? Se você pegar o relatório da economia, você vai ver que muita gente que era rica ficou muito mais rica, e o pobre ficou mais pobre”.

Poder360

Comentários