EX-MINISTRO ISENTA BOLSONARO E CULPA STF POR VOLTAR COM LULA

 

Foto: STF/Nelson Jr

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, deu declarações a respeito dos protestos que ocorreram em Brasília (DF), neste domingo (8). Ele disse que esse foi um episódio “muito pior” que o do Capitólio dos EUA, em janeiro de 2021. As informações são da coluna de Malu Gaspar, do Jornal O Globo.

– Estou estarrecido e a única indagação que faço é: onde esteve o Estado que não previu isso e não tomou as providências cabíveis? Refiro-me ao Estado como um grande todo, não apenas ao governo do Distrito Federal. É algo impensável ter o STF depredado, ter o Congresso Nacional depredado, como ocorreu. Vamos fechar o Brasil para balanço. Não lembra o Capitólio porque foi muito pior do que houve no Capitólio. Lá teve resistência. E a repercussão internacional aqui é péssima. A insegurança jurídica é total para o Brasil. O que investidor estrangeiro vai pensar disso aqui? Que é uma república das bananas – comentou.

Nas eleições de 2022, Mello votou em Ciro Gomes (PDT), no primeiro turno, e em Jair Bolsonaro (PL), no segundo. Em sua avaliação dos atos registrados no domingo, o ex-ministro não responsabilizou Bolsonaro.

– Os responsáveis estão no Brasil, no território nacional, considerando as forças repressivas, as Forças Armadas. Bolsonaro não tem o domínio dessas forças que estão na rua. Ele não tem culpa, está a quantos quilômetros daqui? – declarou.

Bolsonaro está na Flórida desde o dia 30 de dezembro. Ele foi internado nesta segunda-feira (9), em um hospital no estado norte-americano da Flórida, após sentir dores abdominais. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Bolsonaro está no AdventHealth Celebration. A informação foi confirmada também por aliados ao site Metrópoles.

Ainda a respeito dos protestos em Brasília, Marco Aurélio Mello disse que “falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF”.

– Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a Lava Jato, quando declararam a suspeição do Sergio Moro, que veio a ser resgatado politicamente pelo estado do Paraná. O que começa errado, nós aprendemos quando garotos, não acaba bem.

Pleno News

Comentários