Sem água, apoiadores de Lula passam mal e reclamam de estrutura e acessibilidade em evento da posse

 

Foto: HELLEN LEITE/R7

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que participaram da cerimônia de posse do petista neste domingo (1º) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reclamaram da falta de estrutura do local. Sem água, banheiro e comida, diversas pessoas passaram mal e resolveram ir embora.

Segundo a Record TV, o espaço contava apenas com três pontos de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para cerca de 40 mil pessoas. Os apoiadores não teriam sido informados de que precisavam levar seu próprio copo ou garrafa. Quem não levou não teve como se hidratar.

Muitos relatos de pessoas sofrendo com queda de pressão e de glicemia foram registrados desde o início da manhã. Sob sol forte e sensação térmica de 32ºC, a multidão enfrentou filas para passar pela inspeção de segurança.

Bombeiros lançaram jatos d’água nas pessoas para aplacar o calor. No local, também não era permitida a comercialização de alimentos.

Falta de acessibilidade

A falta de acessibilidade foi outro problema enfrentado pelo público. Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que não conseguiu ter acesso visual à posse em razão da ausência de áreas de acessibilidade.

Foto: reprodução

Martha Souza, que é cadeirante, foi até a Esplanada e não encontrou espaço com elevação ou exclusivo para pessoas com deficiência. Por conta do problema, ela ficou na área reservada para o público em geral.

“Não tem área separada, sem revista preferencial, não tem nem solidariedade de quem veio ver a posse. Acabei de ouvir um ‘cada um com seus problemas’ e um policial dizer que um laudo médico de deficiência definitiva não tinha valor”, escreveu a pesquisadora nas redes sociais.

A postagem viralizou no Twitter. Alguns internautas afirmaram que uma área foi reservada para deficientes. No entanto, Martha ressaltou que o espaço é apenas para acompanhar os shows e não a posse em si.

R7

Comentários