Vídeo: líder da extrema direita de Portugal chama Lula de ″bandido″ e é repreendido

 


O deputado André Ventura, líder do Chega, partido português de extrema direita, insultou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tribuna do Parlamento português, Ventura chamou Lula de “bandido” na sexta-feira (13/1).

A expressão foi repudiada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. A discursão ocorreu durante o debate de um voto de condenação aos atos antidemocráticos em Brasília no último domingo (8/1).

“Compreendemos a fúria e angústia de milhões de brasileiros por verem o seu país governado por um bandido”, declarou Ventura.

O parlamentar foi repreendido pelo presidente do parlamento por ter usado uma expressão ofensiva contra um chefe de Estado de “um país amigo de Portugal”.

“Essa é uma expressão ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal”, disse Augusto Santos Silva, afirmando que se sentia obrigado, pelo regimento da Casa, a pedir que Ventura não se referisse daquela forma ao líder do Brasil – “ou ao de qualquer outra república”, disse Augusto Santos Silva.

Comentários