Artistas mossoroenses são contemplados com o “Prêmio Fomento Maurício de Oliveira”


O poeta Antônio Francisco foi um dos premiados e homenageados da noite (Foto: Célio Duarte – Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou na noite de sexta-feira, 10, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a solenidade de entrega dos certificados dos artistas locais contemplados com o “Prêmio Fomento Maurício de Oliveira”. Incentivando a produção artística e fortalecendo o calendário cultural do município, a iniciativa alcançou, nesta edição, 58 projetos de diversos segmentos, disponibilizando, no total, R$ 410 mil em premiações.

“Um das metas da gestão é a criação e ampliação de editais de incentivo, fomentando assim o calendário da cidade e gerando oportunidades para os nossos artistas. A Prefeitura continua movimentando e fomentando a cultura, o que é muito importante, inclusive, para a valorização de novos talentos”, destacou o secretário municipal de Cultura de Mossoró, Igor Ferradaes.

Foram entregues, durante o evento na Estação das Artes, os certificados a representações dos vencedores do Prêmio da Música Maestro Batista; Prêmio Artes Cênicas Ivonete de Paula; Prêmio de Artes Visuais Marieta Lima; Prêmio Audiovisual Nestor Saboya; Prêmio de Cultura Popular Antônio Francisco e Prêmio de Literatura Dorian Jorge Freire.

Haissa Hussemânia, primeira colocada na categoria Música (apresentação musical/shows), falou sobre a importância do prêmio para o fomento à cultura local. “Pra gente é muito gratificante. Está sendo uma experiência muito bacana, porque a gente está trabalhando com crianças, com a valorização do violão infantil na cidade, e esse incentivo é muito importante, tanto para as crianças quanto para os músicos”, frisou.

A artesã Maria de Fátima foi a primeira colocada no Prêmio de Artes Visuais Marieta Lima, com o projeto “Ressignificando caminhos”, cuja proposta envolve a utilização de itens recicláveis para a construção de novos artigos. “Estou muito feliz, porque a gente vai poder ensinar a quem não sabe. O que eu sei eu quero passar para quem não sabe, o meu objetivo é esse. Nota 10 para esse edital. A Prefeitura está de parabéns”, comentou.

Um dos premiados e homenageados da noite também foi o poeta Antônio Francisco, primeiro colocado na categoria “Criação de cordel”. “É o melhor reconhecimento que a gente tem. O cordel é tudo para mim. Eu faço o que eu quero, viajo. Eu devo muito ao cordel. Costumo dizer que sou apenas o remador dessa canoa”, disse.

O prefeito Allyson Bezerra (SDD) destacou que “a Prefeitura de Mossoró entrega o maior prêmio fomento de toda a história do município. Nós disponibilizamos o valor de R$ 410 mil para os nossos artistas, em diferentes premiações, diferentes segmentos da cultura, para que a gente pudesse oportunizar um momento como esse”, afirmou, acrescentando:

“Estamos felizes por oportunizar isso e já anunciando aqui que ao longo do ano nós teremos diversas participações dos artistas locais na nossa programação cultural, que já começa com a abertura do novo edital de credenciamento, geral e amplo, que já está aberto, aonde o artista de qualquer segmento da cultura pode realizar o seu cadastro, e participar dos eventos do nosso município de janeiro a dezembro”, finalizou.

Comentários