Em um dia, mais de 13 mil raios caíram no RN; Neoenergia Cosern reforça operação

 

Somente na quarta-feira, em Mossoró, foram 2.239 raios (Foto: Divulgação/Cosern)

A Neoenergia Cosern informa que registrou a queda de 13.092 raios em todo o Rio Grande do Norte na quarta-feira, 22, conforme dados extraídos da plataforma ClimaTempo. As maiores ocorrências foram nas regiões Oeste (concentradas em Mossoró), Vale do Açu e Seridó.

Somente na quarta-feira, em Mossoró, caíram 2.239 raios. Esse número corresponde a 17,10% do total registrado na data em referência.

Além disso, esse volume total de raios representou, em um único dia, 14,84% do quantitativo de descargas atmosféricas registradas ao longo de 2023 no Estado potiguar (88.185 descargas atmosféricas desde 1º de janeiro a 22 de fevereiro).

Como consequência, na quarta-feira, foram registradas 1.279 ocorrências que interromperam o fornecimento de energia para 114.635 consumidores em Mossoró, principalmente nos bairros Sumaré, Pintos, Centro, Rincão, Vingt Rosado, Costa e Silva e Alto de São Manoel – além dos municípios de Grossos e Areia Branca.

Em menos de uma hora, 45% dos clientes tiveram o fornecimento normalizado. Outros 24%, entre 60 e 120 minutos. Neste momento, equipes técnicas continuam trabalhando para restabelecer a energia de 580 unidades consumidoras.

Esse número de ocorrências é 19 vezes maior que a média diária histórica registrada em fevereiro pelo Centro de Operações Integradas da Neoenergia Cosern.

Ao longo do dia (22), a estrutura de atendimento da Neoenergia Cosern foi reforçada com incremento de 100% na equipe do Centro de Operações e de 133% nas equipes de atendimento de campo em Mossoró.

A Neoenergia Cosern lamenta os transtornos e ressalta que manterá as equipes de Plantão e do Centro de Operações reforçadas ao longo desta quinta-feira (23), restabelecendo o fornecimento para todos os consumidores afetados.

A distribuidora ressalta as orientações de segurança em dias de chuvas:

  • Durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, redobre a atenção dentro e fora de casa;
  • Evite locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos;
  • Não se aproxime de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica;
  • Evite tomar banho de chuva;
  • Abrigue-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô);
  • Não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres;
  • Não solte pipas próximo à fiação ou jogue objetos na rede elétrica;
  • Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la; Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados; Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.

Comentários