IBAMA DESTRÓI HELICÓPTERO, AVIÃO E MÁQUINAS DE GARIMPEIROS

 

Foto: Divulgação/Ibama

Um helicóptero, um avião e máquinas foram destruídas durante a operação do Ibama contra a atuação de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Os equipamentos foram deixados para trás pelos criminosos em fuga depois que o governo intensificou a fiscalização no território indígena.

Um vídeo divulgado na noite dessa sexta-feira (10/2) mostra o momento em que os fiscais encontraram um helicóptero coberto por uma rede camuflada. A aeronave foi modificada para transportar insumos aos invasores.

Garimpeiros também abandonaram um avião de pequeno porte usado nas atividades ilegais. As duas aeronaves foram queimadas.

Além disso, os fiscais destruíram outros equipamentos, como uma escavadeira e uma draga (maquinário usado na extração de minérios do solo), e acampamentos montados na Terra Indígena.

A operação do Ibama, em conjunto com Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), começou no dia 6 de fevereiro e mira os responsáveis pelo garimpo ilegal na região. O órgão também fiscaliza distribuidoras e revendedoras responsáveis pelo comércio irregular de combustível de aviação que abastece os garimpos.

A ação ocorre em meio à crise humanitária que atinge o povo Yanomami. Diversos indígenas foram encontrados em situação de desnutrição severa e com diagnóstico de malária. Com informações do Metrópoles.

Comentários