MARINA ATRIBUI ALTA DO DESMATAMENTO A ‘REVANCHE’ CONTRA AÇÕES DO GOVERNO

 

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (27) que há uma “ação criminosa” na Amazônia a fim de aumentar o desmatamento na região.

Marina deu a declaração ao ser questionada sobre o fato de os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) terem apontado 209 km² de desmatamento na Amazônia até 17 de fevereiro, recorde para o período.

“Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos seguir trabalhando, este é nosso objetivo. Não somos como o governo anterior, os dados são transparentes”, afirmou a ministra.

“Neste momento, estamos identificando que tem uma ação criminosa, mesmo no período chuvoso, adiantando o desmatamento. E estamos nos preparando para fazer o enfrentamento”, acrescentou.

Questionada sobre o recorde nos alertas de desmatamento, Marina Silva disse que não se resolve este problema com “mágica”.

“As coisas não são mágicas. Temos a clareza da complexidade do problema e estamos trabalhando para que ele [desmatamento] venha a cair estruturalmente”, disse.

A ministra do Meio Ambiente reafirmou ainda o compromisso do governo Lula com o combate ao desmatamento.

Marina Silva deu as declarações no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde se reuniu com o enviado especial do governo dos EUA para o clima, John Kerry.

Kerry está no Brasil para discutir com o governo Lula ações para preservação do meio ambiente e combate ao desmatamento.

G1/Política

 

Comentários