Temporal causa 36 mortes, deixa desabrigados e fecha estradas no Litoral Norte de SP

 

Chuvas provocaram deslizamentos e interditaram trechos das rodovias de acesso ao litoral paulista (Foto: Governo do Estado de SP/Divulgação)

As fortes chuvas que caíram no fim de semana em São Paulo causaram ao menos 36 mortes e deixaram dezenas de desabrigados no domingo, 19, em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral.

As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, que foi totalmente liberada por volta das 21h30.

Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

O governador Tarcísio de Freitas (PL) e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, viajaram no domingo para São Sebastião. Um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e aos desalojados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao litoral de SP nesta segunda-feira, 20, e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.

As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de carnaval de domingo. A previsão é que a agenda dos próximos dias seja reavaliada na manhã desta segunda. (Com informações g1).

Comentários