Anvisa aprova vacina com eficácia de 80% contra dengue


Foto: Ewa Urban/Pixabay

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quinta-feira (2.mar.2023) a 1ª vacina contra a dengue que também pode ser administrada em pessoas que ainda não tiveram a doença. A eficácia do imunizante é de 80,2% durante os 12 meses seguintes à aplicação.

Em comunicado, a agência de vigilância sanitária informou que a vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., é composta por 4 diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, conferindo uma ampla proteção contra a doença.

Crianças acima de 4 anos até adultos de 60 poderão receber o imunizante. A aplicação será em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas.

A vacina aprovada anteriormente para uso no Brasil, a Dengvaxia, só pode ser administrada em quem já teve dengue.

A Qdenga foi testada em larga escala em países endêmicos à doença. Em dezembro do ano passado, também foi aprovada pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês), em um programa de avaliação de medicamentos usados em países de baixa e média renda fora da UE (União Europeia).

A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no Brasil. Porém, não há previsão de quando a imunizante estará disponível no mercado, nem se ele será incorporado ao calendário de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). Antes, deverá passar por uma avaliação de custo-efetividade feita pelo Ministério da Saúde.

Poder360

Comentários