Bolsonaro nega candidatura de Michelle: ‘Não tem vivência’

 

Foto: Evaristo SA / AFP

Em primeiro discurso após desembarcar no aeroporto de Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que sua mulher, Michelle Bolsonaro, não será candidata à Presidência nas eleições de 2026. Ao justificar a decisão da ex-primeira-dama, ele alegou que ela não tem esse interesse nem “vivência política”. O nome de Michelle foi, inicialmente, ventilado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em janeiro. Em entrevista ao GLOBO, ele afirmou que a ex-primeira-dama “tem condições de assumir essa responsabilidade”.

“Ela falou que não quer assumir o Executivo, até porque não tem a vivência. Tem que ter algo mais. Eu tive dificuldade para ser presidente, mesmo com anos de Congresso. A Michelle está fora disso, ela não deseja. Temos uma filha de 12 anos. Agora, ela quer colaborar. Ela fez um trabalho excepcional, se dedicou às pessoas com deficiência”. Falou Bolsonaro  em uma recepção fechada organizada pelo PL, na sede do partido.

O político ainda afirmou que, caso a decisão da esposa mude, não vai “proibi-la”.

“Não vou proibi-la, ela vai conversar comigo. Mas ela não tem esse interesse. (….) Com todo respeito, a senhora Michelle Bolsonaro não tem vivência política”. Reforçou o ex-presidente

Posteriormente, Bolsonaro não respondeu se ela seria uma boa presidente.

Também no encontro, o ex-presidente também negou a possibilidade de o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, possa vir candidato ao Executivo e afirmou que o aconselha a ficar “mais no Legislativo”. O ex-presidente defendeu o nome do ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) à prefeitura de São Paulo em 2024.

Michelle candidata?

Esta não foi a primeira vez que o ex-presidente negou a possibilidade de Michelle ser candidata. Em evento neste mês em Orlando, Bolsonaro elogiou a habilidade retórica da companheira, mas disse que a ex-primeira-dama “não é candidata ao Executivo”.

Em fevereiro, Michelle usou as redes sociais para negar qualquer intenção de vir candidata nas próximas eleições. Em um recado direcionado ao que ela chamou de “oposição”, a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro garantiu que não pretende disputar cargos eletivos.

“Oposição, fiquem tranquilos. Eu não tenho nenhuma intenção de vir candidata a nenhum cargo eletivo”, publicou.

Comentários