ENEM: MEC CANCELA VERSÃO DIGITAL E EXAME SERÁ EXCLUSIVAMENTE IMPRESSO

 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) decidiu acabar com a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criada em 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

A extinção do formato foi divulgada pelo Estado de S.Paulo e confirmada ao Metrópoles pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira (8/3).

Segundo o Inep, órgão do MEC responsável pela prova, a medida passará a valer a partir deste ano. O instituto justificou que a decisão é embasada nos altos índices de abstenção em anos anteriores, bem como custos elevados para a realização do exame digital.

Em 2022, foram oferecidas 100 mil vagas para o Enem digital e 66 mil candidatos optaram pelo formato. Contudo, menos da metade dos inscritos, cerca de 30 mil, apareceu para fazer a prova.

Ao todo, 3.476.226 pessoas se inscreveram para realizar o certame no ano passado – o que corresponde ao segundo menor índice em 17 anos. O teste ocorreu após duas edições marcadas por crises, recordes de abstenções, problemas de logística e prejuízos na aprendizagem devido à pandemia de Covid-19.

Metrópoles

Comentários