GOVERNO CANCELA REUNIÃO SOBRE REAJUSTE E IRRITA SERVIDORES, QUE PROMETEM PROTESTO

 

Foto: Edu Andrade/ASCOM/MF

O governo federal cancelou a reunião que teria nesta terça-feira (7) com funcionários públicos do Executivo para discutir o reajuste salarial da classe. É a segunda vez desde a semana passada que o Palácio do Planalto pede mais tempo para analisar a recomposição dos servidores.

No último mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu um aumento de 7,8% aos funcionários do Executivo, mas os servidores não aceitaram. Em contraproposta, eles pediram um reajuste de 13,5%. O governo prometeu dar uma resposta até a sexta-feira da semana passada (3), o que não ocorreu.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a reunião desta terça não foi realizada “exatamente para avaliar melhor a contraproposta das servidoras e servidores”. Em ofício enviado aos funcionários, a pasta informou que espera concluir o processo o mais breve possível.

Dia de protestos

Insatisfeitos com a postura do governo, os funcionários pretendem fazer um dia nacional de protestos, segundo o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Rudinei Marques. A decisão sobre o protesto deve ser tomada ainda nesta terça.

R7

Comentários