RN terá 500 homens da Força Nacional e Governo não cogita Forças Armadas

 

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O reforço para a Segurança Pública do Rio Grande do Norte contará, ao todo, com 500 homens da Força Nacional até o domingo. Foi o que afirmou a Secretaria de Segurança do Estado (Sesed), na manhã desta sexta-feira (17). Atualmente, o estado conta com 200 agentes da Força Nacional nas ruas. A presença das Forças Armadas, cobrada por diversos políticos e solicitada oficialmente pela oposição ao presidente Lula, não é cogitada pelo Governo do Estado.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17), membros da cúpula da Segurança explicaram como transcorreu a operação Normandia, que cumpriu 18 dos 30 mandados de prisão preventiva expedidos. Por isso, a investigação ainda está em campo na busca pelos demais criminosos. O Governo não informou para irão os presos na operação.

A delegada da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, afirmou que desde início dos ataques as forças de segurança vêm agindo de forma integrada junto às forças disponibilizados pela União e aos policiais do Ceará e da Paraíba. Ela destacou que os líderes das facções já foram identificados. “As forças de segurança do Rio Grande do Norte não vão baixar a cabeça para a criminalidade”, afirmou.

Apesar observarem redução nos ataques nesta sexta-feira, o Ministério da Justiça encaminhará mais homens da Força Nacional para o reforço da segurança na capital e interior. O ministro Flávio Dino chegou a afirmar que poderia encaminhar até 800 homens ao estado, mas a expectativa é que 500 estejam atuando até domingo.

Sobre a possibilidade de solicitar reforço às Forças Armadas, o Governo ainda considera desnecessário ” tendo em vista que já foi confirmado o reforço por parte do ministro Flávio Dino de mais agentes da Força Nacional”.

Até o momento, Rio Grande do Norte registrou ataques em 53 cidades em quatro dias.

Tribuna do Norte

Comentários